quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Confeitaria Colombo do Forte - Um lugar para ESTAR

Pelas minhas andanças poraí encontro lugares que adoto como favoritos ou places to be. Com toda a certeza do mundo a filial da Confeitaria Colombo que está localizada no interior do Forte de Copacabana, no Rio, é o top da minha lista no Brasil.

Vista das mesas externas.

O lugar é lindo, calmo e seguro (claro, né?). Além disso a comida e o serviço são MA-RA-VI-LHO-SOS. As opções são praticamente as mesmas oferecidas pela matriz do centro da cidade - que tem mais de 100 anos e continua sendo, ao longo dos anos, o cenário de vários acontecimentos importantes na política e na vida social do país. 

Grandes escritores, personalidades e socialites dividem o espaço com populares que comem um lanchinho no balcão. O segundo andar com buffet executivo no almoço e espaço para o chá das 5 é concorrido por executivos que trabalham no centro e grupos de senhoras que querem bordejar de tarde em grande estilo, respectivamente. Inclusive a matriz também foi utilizada por Jô Soares como um dos cenários do seu novo livro "As Esganadas"

Mas voltando a filial do FORTE, as mesas são colocadas sob as aroeiras, no costado da murara baixa que dá pro mar e a vista é explêndida: o conjunto do Pão de Açúcar, a orla das praias de Copacabana e do Leme, assim como paisagens singulares características do nosso amado país.
Entrada do Forte com a troca de guarda - já dentro do complexo.

Entrada do Café e a Caroline no seu posto.

Como é um programa bem comum para os turistas e cariocas, existe uma área de espera. Essa foi a primeira vez que eu não esperei por uma mesa.

A praia, os prédios com apartamento caríssimos e a comunidade do Cantagalo ao fundo.

O Leme e o Pão de Açúcar.

Eu e o João olhando as ondas quebrarem nas pedras - distração enquanto o pedido não chegava.

A hostess se chama Caroline - like me! -  e é uma simpatia! Ela pergunta se queremos as mesas externas - no estilo móveis de jardim feitos de madeira - ou as internas, pequenas com tampo de mármore e cadeiras estilo thonart. Os garçons são calmos e discretos, anotam o pedido, tiram as dúvidas, fazem sugestões - quando solicitados - e voltam somente para trazer o pedido ou quando são chamados. Digo isso justamente pq não gosto de garçons que ficam toda hora passando na mesa e perguntando insistentemente se "tá faltando alguma coisa aí?". 

O cardápio é lindo - um bico de pena da época da inauguração - adorei. Os pedidos foram um sanduíche de peru, um tartelette de limão, uma bomba de chocolate e meu capuccino delicioso. A louça é um charme e de extremo bom gosto e as guloseimas com o gosto booommmmmm!!!!! O merengue da tortinha de limão era algo sublime assim como o chantilly do café. Êita experiência memorável!

O cardápio. Simples e lindo!


Detalhe da louça, verde, dourado e branca. Chique...

A bomba de chocolate foi devorada antes da primeira foto :(

A minha tortinha de limão e o merengue delícia.

O café, a torta e o sanduíche de peru: dá pra comer com os olhos e salivar, né?


Acessem os links no início do texto para terem mais informações. Para ir na do Forte é necessário pagar a entrada de R$ 4,00 por adulto - afinal a confeitaria faz parte da estrutura de um ponto turístico e histórico nacional. lembra da revolta dos 18 do Forte? Começou aqui! Tem um memorial bem interessante dentro do Forte para ser visitado. vale a pena a experiência completa: gastronomia + história do Brasil.

Por hoje é isso!
Qual é o topo da sua lista de lugares para ESTAR? Poste um comentário!

Bjins!!!!
Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...